AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO GERAL: UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA DO PROBLEMA DE USO DE TELEMÓVEIS NA SALA DE AULAS

Alberto Abdul Latifo Loiola Latifo Loiola

Resumo


A pesquisa investigou as medidas tomadas pelo Ministério da Educação e
Desenvolvimento Humano atinentes a proibição do uso do telemóvel na sala
de aulas, ou seja, manusear um telefone celular ou, simplesmente, entrar com
o aparelho ligado na sala de aulas passou a ser interditado juridicamente ou
por regulamentos internos das instituições escolares. Esta medida baseia-se
nos relatos empíricos segundo os quais, os alunos durante as aulas trocam
mensagens ou passam a maior parte do tempo nas redes sociais, perturbando
assim o processo de ensino e aprendizagem. Diante deste flagelo tecnológico,
o estudo questiona o seguinte: até que ponto as tecnologias móveis podem ser
um problema para o ensino? A pesquisa constatou que ensinar com ajuda do
celular é uma possibilidade real e bem interessante à espera de exploração por
parte dos professores ou autoridades competentes. A aprendizagem móvel
ajuda a melhorar a aquisição de saberes e torna o processo de ensino mais
atraente, motivador e intessante.Com a tecnologia móvel, telefone celular, os
alunos conseguiram maximizar a aquisição de habilidades, competências e
optimizar o tempo de estudo, em razão de poderem acessar suas actividades
didácticas em qualquer lugar e a qualquer hora. É com esta perspectiva que
propõe-se uma leitura analítica da proibição do celular na sala de aulas, no
sentido de superar a visão ingénua da realidade educativa moçambicana e
contribuir, de facto, para a instalação de uma reflexão colectiva baseada na
investigação científica. Sendo assim, o estudo conclui que o celular enquanto
um instrumento tecnológico no ensino designado de mobile learning, é um
recurso didáctico inovador que pode auxiliar no processo ensino e
aprendizagem. Para a percepção do problema arrolado no estudo, recorreu-se
uma abordagem bibliográfica porque serviu de substrato o levantamento de
referências teóricas publicadas como livros e artigos científicos favoráveis a
utilização do celular no ensino.


Palavras-chave: Mobile-learning; Tic´s; processo de ensino e
aprendizagem; celular.


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