Docente, um Autor Principal na Qualidade no Ensino Superior: Caso Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Economia e Gestão

Amalia Dickie Malidadi

Resumo


O presente artigo analisa o papel de docente como instrumento chave na qualidade de ensino superior. A avaliação da qualidade no Ensino superior está sendo um tema crítico em Moçambique devido aos novos desafios impostos pela legislação, mercado de trabalho, e pelo avanço tecnológica. Olhando para os instrumentos avaliativos; adequação de instalações, desenvolvimento de conhecimento por parte dos estudantes, competências dos professores, este estudo destaca a competência dos professores como o seu foco. Existem muitos relatos sobre a existência do professor conhecer a matéria, mas não saber como transmiti-la ao aluno, nem como conduzir as aulas. Há muitos que não se importam com os alunos, e que são distante deles, por vezes arrogantes, e nem se preocupam com a docência. Isto deve-se ao facto de que o docente do ensino superior é avaliado em termos de níveis académico. A exigência para um docente universitário está mais no nível, no grau académica e não na formação. Normalmente, quando se fala de “formação de professores”, o que pensamos é que, o processo de formação é para os docentes na educação básica, e, no máximo, ensino médio. Dificilmente a abordagem de formação de professores estende-se para a formação de professores universitários, como se a formação para o professor nesse nível fosse algo supérfluo, ou mesmo, desnecessário. O método qualitativo irá ser usada para gerar os dados. A autora irá se basear na sua própria experiência e dos colegas tanto na observação, dado o tempo que ela está na academia. Ela irá fazer algumas entrevistas com as mesmas colegas. Em conclusão, a docência requer formação profissional para seu exercício: conhecimentos específicos para exercê-lo adequadamente ou, no mínimo, a aquisição dos conhecimentos e das habilidades vinculadas à atividade docente para melhorar a sua qualidade.

 

Palavras-chave: Qualidade, Docência, Avaliação


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.