Plataformas de Empregabilidade dos Graduados pelas Instituições de Ensino Superior em Moçambique

Saide Momade, Amalia Dickie

Resumo


As Instituições do Ensino Superior de Moçambique (IES) desempenham um papel preponderante na oferta de mão-de-obra qualificada ao mercado de trabalho nacional. Porém, o franco desafio que assiste a integração profissional destes graduados no mercado de trabalho, marcado pelo fraco acesso e reconhecimento exponencial da qualidade no processo de formação, anuncia a necessidade de análise do que as instituições produzem e como garantem uma melhor identificação e gestão de oportunidades de emprego para os seus graduados. É com esse prospecto que no presente artigo, levado acabo no âmbito da tese de doutoramento, procurou-se investigar as condições, normas e mecanismos disponíveis para a criação de empregos para os graduados das IES em Moçambique. Este objectivo desdobra-se em outros específicos, a saber: a) identificar plataformas de empregabilidade dos graduados das IES em Moçambique; b) descrever os mecanismos de operacionalização inovativa dessas plataformas na interação entre estudantes e o mercado; c) analisar a percepção dos estudantes e graduados das IES resultante da operacionalização de cada plataforma. Relativamente a métodos, a pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que os dados foram colhidos a partir de entrevistas e discussões em grupos de focagem. Foram inquiridos na generalidade 47 participantes dentre estudantes, docentes e dirigentes, ambos, de sete (7) IES com representação na província de Nampula. As principais constatações revelam que, nas IES estudadas, a estratégia utilizada para o reconhecimento de seus graduados no mercado de trabalho, embora com características especificas e próprias a cada uma, assenta nos estágios profissionalizantes por necessidade curricular. Como intervenientes das plataformas, as IES têm um papel limitado, sobretudo, por deficiências no estabelecimento de cooperação entre sectores e espectativas sobre os resultados. 

 

Palavras-chave:plataformas, empregabilidade, graduado, IES.


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