O Contributo do Marketing Relacional na Percepção da Criação de Valor na Decisão de Compra de uma Marca

João Satiel, Nuno Brandão

Resumo


Num mercado onde, para os consumidores, distinguir uma marca da outra tornou-se complexo, essencialmente, pela variedade de marcas que concorrem numa determinada categoria, criar um vínculo relacional com estes mesmos consumidores e idealizar uma marca que possa ocupar uma parte privilegiada na sua mente pode ser uma estratégia ideal de permanência e desenvolvimento das organizações no actual mercado compectitivo. Deste modo, a presente investigação, desenvolvida no âmbito do doutoramento, visa avaliar as estratégias e acções de marketing relacional da empresa Cervejas de Moçambique, bem como o seu contributo na percepção de criação de valor na decisão de compra da marca 2M pelos consumidores de Nampula. Em termos metodológicos, a pesquisa assenta numa vertente de base empírica e a de cariz qualitativo. Para aferir a percepção que os consumidores têm do valor do capital da marca 2M e respectiva influência no seu processo de decisão de compra, foram aplicados como instrumentos metodológicos, inquéritos por questionário, necessários para se apurar as cinco dimensões do modelo de Aaker. Oestudo revela que a maior parte dos consumidores são leais à marca 2M devido à percepção de benefícios maiores. De igual modo, pela notoriedade elevada que se justifica pelo facto de os consumidores serem capazes de identificar a marca entre outros similares e de se recordarem dela sem precisarem de qualquer inputexterior. A satisfação adquirida com a marca faz da 2M a sua primeira opção de compra quando se fala de cerveja. 

Palavras-chave: Marketing; Marketing Relacional; Valor da Marca; Decisão de Compra


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