Formação de Tutores do Instituto de Educação à Distância em metodologias de ensino e aprendizagem

Joao Abilio Lazaro, Alberto Malequeta, Gomes Juliasse, Leonor Picardo

Resumo


A presente pesquisa tem como objectivo descrever a formação de tutores do Instituto de Educação à Distância (IED) em metodologias de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza predominantemente qualitativa. A selecção da amostra foi não probabilística e intencional, constituída por 128 tutores do IED-UCM. Para a recolha de dados, foi aplicado um questionário de auto-avaliação, composto por 10 perguntas, das quais, 6 perguntas cujo objectivo pretende avaliar o nível de conhecimento prévio dos tutores sobre a temática e descrever as expectativas dos tutores; 4 perguntas com o objectivo de analisar as opiniões dos tutores em relação aos pontos fortes, fracos, e explorar as expectativas para futuras formações. Para as perguntas fechadas foi usada a escala de Lickert, tendo sido classificadas de 1 a 4, a fim de indicar o grau de discordância, ou concordância, em relação a determinadas afirmações. A análise dos dados teve como base a comparação metodológica com as informações recolhidas através do questionário. Os principais resultados apontam para a importância da realização de formações sistemáticas, e inclusão de instrumentos avaliativos, que possibilitem a permanente capacitação através de formações contínuas. Ainda que os tutores apresentem alguma experiência na área, continuam a necessitar desta formação contínua de forma a actuarem com proficiência na educação mediada pela tecnologia.

Palavras-Chave: Formação de tutores; práticas pedagógicas; metodologias em EaD.


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