Tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique

Achegar Matias, Cantífula de Castro, Bruno F. Gonçalves

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

Palavras-chave:

Aprendizagem, ensino, inovação pedagógica, Moçambique, tecnologias digitais

Resumo

A inovação pedagógica no contexto educacional em Moçambique insere-se no âmbito da crescente utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Por essa razão, esta pesquisa tem como objectivo discutir o uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem em Moçambique, explorando a inovação pedagógica como um caminho para melhorar a qualidade da educação no país. O estudo destaca a relevância e as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem para superar os desafios enfrentados pelo sistema educacional moçambicano, tais como a falta de recursos, a escassez de professores capacitados e a baixa qualidade de ensino. Esta reflexão suscitou-nos a seguinte questão de investigação: Qual é o impacto do uso das tecnologias digitais na promoção de novas formas de ensino e aprendizagem no nível superior em Moçambique? Com suporte numa revisão sistemática da literatura, procuramos pesquisar, identificar, seleccionar e analisar, de forma crítica, artigos científicos e outros materiais relacionados ao tema. Esperamos que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do papel das tecnologias digitais. Entendemos também que a pesquisa pode constituir uma base para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficientes e inclusivas em Moçambique.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>