TRANSIÇÃO PARA A VIDA ACTIVA: ESTRATÉGIAS DE EMPREGABILIDADE CAMINHOS PARA CONSTRUIR TRANSIÇÕES MAIS INTELIGENTES E MAIS HUMANAS

José Alves Matias

Resumo


Começamos por afirmar que não há uma mas várias transições, que não há uma mas várias vidas ativas, que não há um mas vários trabalhos. Com estas três teses iniciais procuramos sinalizar a complexidade do problema que nos (pre)ocupa. De seguida procuramos caraterizar algumas das dinâmicas da reorganização do trabalho e do "mercado" de emprego que obrigam as entidades formadoras a uma atenção acrescidas às supostas necessidades de qualificação. Face aos vários cenários de (re)organização do trabalho, enunciam-se diversas hipóteses de intervenção para a promoção do emprego e para a dignificação da vida, recordando, por outro lado, as práticas de seleção e de recrutamento dos graduados para as reconhecermos, reorganizarmos e prepararmos as pessoas para intervir laboralmente de forma mais criativa.  Por fim, enunciam-se diversas estratégias para uma empregabilidade sustentável dirigidas às entidades formadoras, aos empregadores e aos poderes públicos.


Palavras-chave: transição, formação, trabalho, sujeito, emprego


Abstract
We begin by saying that there is not one but various transitions, there is not one but various active lives, there is not one but various works. With these three initial theses we aim to signal the complexity of the problem that (pre)occupies us. Then we try to characterize some of the work and employment “market” reorganization dynamics that force the training entities to pay increased attention to the supposed qualification needs. Bearing in mind the various scenarios of work (re)organization, several intervention hypotheses in order to promote employment and dignify life are enunciated, recalling, on the other hand, the graduate selection and recruitment practices, so that we can recognize and reorganize them and prepare people to intervene in the employment field in a more creative way. Finally, several strategies for a sustainable employability are enunciated, directed to the training entities, to employers and to the political powers.


Key words: transition, training, work, subject, employment


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