ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL E PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR

Bendita Donaciano

Resumo


A presenta comunicação traz uma reflexão sobre acompanhamento psicossocial e psicopedagógico de alunos no ensino superior. Esta reflexão é um estudo que visa compreender como é que os alunos se comportam na transição do ensino secundário para o superior e estando dentro da instituição universitária como é que se comportam em termos de organização do seu estudo. A par destas constatações existem expectativas que os alunos trazem e que lhes levam a perceber a diferença entre um professor amigo, trabalhador e orientador do processo de aprendizagem e um outro desinteressado que desmotiva os próprios alunos. Usamos dois questionários de perguntas abertas: o primeiro com 13 questões para avaliar a organização da aprendizagem dos estudantes. E o segundo com 6 questões para recolher sensibilidades que os estudantes têm sobre a prática dos seus docentes no apoio às suas expectativas de aprendizagem de qualidade. Como resultados do estudo constatamos no primeiro questionário que os estudantes sentem-se bem integrados na universidade quando são bem acompanhados na organização da sua aprendizagem com métodos propícios e no segundo que os estudantes aprendem melhor quando o ensino é bem planificado. Assim, inferimos as que se fazem sentir actualmente nas universidades em Moçambique exigem outras formas de conceber a prática de ensino para posteriormente ajudar a organizar os comportamentos de estudo e a qualidade de aprendizagem dos estudantes.

Palavras-Chave: Ensino superior; acompanhamento psicossocial/psicopedagógico; expectativas; comportamento de estudo; qualidade de ensino/aprendizagem.

Abstract
This communication presents a reflection on psycho-social and psych pedagogical supervision of students in higher education. This reflection is a study to know, how students behave in the transition from secondary education to higher and being within the university how to behave in terms of organization of their study. In addition to these findings there is an expectation that student bring and that lead them to realize the difference between a teacher as a friend, worker and supervisor of the learning process and another disinterested that discourages the students themselves. We use to give two questionnaires like open questions: the first is with 13 questions to assess the organization of students learning. And the second is with 6 questions to collect sensitivities that students have on the practice of their teachers to support their quality learning expectations. As the study results found in the first questionnaire that students feel well integrated into the university when they are in good company in the organization of learning with favorable methods and the second is that students learn best when learning is well planned. Thus, we actually understood that in all the universities in Mozambique, require other forms of creating a new method of teaching practice and in tern to help to organize the conduct of the study and the quality of students learning method.


Key words: higher education, psycho-social, psycho-pedagogical supervision expectations, study of behavior, quality of teaching, learning.


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