A utilização do eLearning no desenvolvimento de um curso de doutoramento em Ciências da Educação, em Moçambique

José Lagarto, Isabel Baptista, José Matias Alves, Vânia Sousa Lima

Resumo


A oportunidade de realizar um doutoramento em Ciências da Educação em Moçambique nasceu da necessidade de formação de docentes da UCM  e do desejo da UCP  em colaborar ativamente neste projeto. A organização do curso em Nampula, com docentes da UCP, implicava a conceção de um modelo de formação que garantisse que o currículo desenvolvido em Portugal fosse, também neste contexto, integralmente cumprido. Assim, e tendo em conta que a totalidade da lecionação não se poderia fazer de forma presencial, definiu-se um modelo de ensino a distância, que previa duas semanas de formação presencial no início de cada semestre e formação online entre as sessões presenciais. O desenvolvimento curricular incluiu a realização de atividades programadas, muito centradas na realidade moçambicana.

Palavras-chave:  Cooperação para o Desenvolvimento, Formação de Docentes Universitários, B-Learning, Formação a Distância, Learning Management Systems,  Avaliação em E-Learnig

Abstract
The opportunity to do a doctorate in Education Sciences was due to the necessity of training of UCM professors and to the desire of UCP in collaborate actively in the development of the teaching staff at the sister institution. The organization of the doctoral program in Nampula, with professors from UCP, involved the conception of a training model that would ensure that the curriculum developed in Portugal was, also in this context, fully complied. Therefore, taking into account the total teaching hours it wouldn't be possible to do it through face to face classes. So, was defined a model of distance learning, a blended learning system, which included two weeks of tutorial classes at the beginning of each semester and online training between face to face sessions. The planning and the curriculum development included carrying out scheduled activities focused on Mozambican reality.

Key-words:  Cooperation for Development, Training of University Professors, B-Learning, Learning Management System, Evaluation in E-Learning

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.