EDUCAR EM VALORES NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

Anna Fontana, Crisália Maria Pascoal Sabonete, Luis Alberto

Resumo


Este trabalho decorre de um estudo na Universidade Católica de Moçambique, que visa educar os jovens aos valores da justiça e paz, à luz da Doutrina Social da Igreja. O estudo tem como objectivo compreender o sentido que os recém-graduados atribuem ao seu percurso formativo, no quadro do referente ético e valorativo da instituição, tendo como referente interpretativo o papel que desempenha a pastoral universitária. Perante o objecto de estudo em foco, a metodologia é centrada na aproximação aos significados e opta por realizar um estudo na modalidade de estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são jovens profissionais, recém-graduados, e agentes de pastoral. As técnicas de recolha de dados foram a entrevista narrativa e semi-estruturada, e a análise documental. Os resultados revelaram que, na generalidade, os jovens aprenderam os valores na vivência universitária e melhoraram a própria postura num processo de reflexão-acção. A assunção de novas ou renovadas atitudes se reflecte positivamente nas responsabilidades sociais futuras. O estudo demonstrou haver uma certa associação entre o referente ético e valorativo da UCM e a experiência educativa. Porém, necessita que a identidade institucional seja assumida com mais clareza por parte de toda a comunidade académica.
Palavras-chave: educação, valores, jovens, universidade, pastoral universitária


Abstract
This work stems from a study case at the Catholic University of Mozambique. It aims to educate young people to the values of justice and peace, in the light of the Social teaching of the Church. The study aims to understand the meaning that the recent graduates attribute to their academic journey in the ethical and value frame of the institution, thorough the role of the university ministry as the interpretative reference. According to the subject of study, the methodology is centered on approach to meanings and chooses to conduct a multiple case study, qualitative in nature. The subjects of the research are young professionals, recent graduates, and pastoral agents. Data collection techniques were the narrative and semi-structured interview, and documentary analysis. The results revealed that, in general, young people learnt the values through the university experience and improved their postures in a process of reflection-action. The assumption of new or renewed attitudes is reflected positively in the future social responsibilities. The study showed that there is a certain association between the ethical and value frame of UCM and the educational experience. However, the institutional identity needs to be assumed with more clarity by the entire academic community.
Keywords: education, values, young people, university, pastoral ministry


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