Empreendedorismo Académico: Relato de Uma Experiência Em Um Centro de Recursos da Universidade Rovuma

Sofia Ahamad de Jany Vasco

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

Palavras-chave:

criatividade, inovação, empreendedorismo académico, estímulos, Instituições de Ensino Superior

Resumo

A reestruturação curricular dos últimos tempos aclara sobre a pertinência dos estudantes desenvolverem as suas habilidades. Resultado disto são as disposições das políticas produzidas pelas Universidades no que respeita as horas de contacto entre o aluno e o professor. O objectivo deste estudo centrou-se na compreensão das particularidades do empreendedorismo académico no contexto moçambicano, no que comporta a estimulação da criatividade e inovação de ideias promissórias dos estudantes. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa exploratória do paradigma qualitativo, onde foi pertinente, também, a aplicação da pesquisa bibliográfica, bem como o estudo de caso, no Centro de Recursos da Universidade Rovuma. Os instrumentos de colecta de dados respeitaram a análise de documentos, a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas, através dos procedimentos não probabilísticos intencionais e por acessibilidade. Os dados obtidos, ao longo da pesquisa, foram tratados obedecendo ao modelo de análise de conteúdo. Face a esta investigação, entendeu-se que a efectivação do empreendedorismo académico, nas Instituições de ensino superior em Moçambique, contribuirá significativamente para a moldura do homem como pessoa, como também para o desenvolvimento social. O empreendedorismo académico promove a inclusão social, ao desprendimento da ideia formativa, do emprego corporativo, ao aumento de número de pesquisas científicas aplicadas e ao surgimento de mais empresas no País, dentre outras vantagens.

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Publicado

11-11-2022

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