O Contributo da Academia no Desenvolvimento Humano em todos os Tempos
Célia Muchanga, Patrícia Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v15i02.430Palavras-chave:
Academia, Desenvolvimento, HumanoResumo
O presente trabalho debruça-se sobre O contributo da academia no desenvolvimento humano em todos os tempos uma reflexão da influência da academia no homem como ser bio, psico, afetivo e social nas diferentes épocas e gerações da vida. Para a compreensão do objecto em causa tem se como objectivo geral reflectir sobre o contributo da academia no desenvolvimento humano em todos os tempos, de modo específico: contextualizar a evolução temporal da academia no desenvolvimento humano; compreender a relação entre desenvolvimento humano e a academia e por fim identificar o contributo da academia no desenvolvimento humano nas diferentes áreas. O trabalho baseia-se no método qualitativo, uma pesquisa bibliográfica e documental, onde durante a reflexão e descrição é possível notar que a academia contribui de forma significante no desenvolvimento humano nos seus diferentes tempos. Salientar que cada época apresenta matérias específicas e acompanhadas por meios, estratégias, técnicas e princípios de ensino, transformando o homem de tempo em tempo, na idade antiga a educação se centrava nos nobres, onde nem todos os sujeitos tiveram oportunidades de adquirir conhecimentos académicos para a sua formação. Na idade média a educação era um direito de poucos e a igreja ocupava um lugar preponderante. Na época moderna a educação passou a ser acessível para todo o homem, constituindo um espaço capaz de produzir uma formação ampla para o indivíduo auxiliando-o na construção do conhecimento da convivência humana e social, política e cultural. A evolução da formação do conhecimento contribuiu para a emancipação do ser humano.