A Universidade e o desenvolvimento de competências-chave para o Desenvolvimento Sustentável
Alexandra Leitão
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i6.62Resumo
O mundo está em aceleradas mudanças. As sociedades escolheram em muitos casos, padrões insustentáveis de consumo baseados na sobre utilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas que mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica. Nunca antes foi tão evidente que a Humanidade está perante enormes desafios, que tem de enfrentar, criando soluções em conformidade.
Compatibilizar o crescimento económico com os objetivos de preservação da Natureza, através de um novo modelo de desenvolvimento, apoiadas simultaneamente na prosperidade económica, equidade social e na preservação do meio ambiente, exige a preparação de recursos humanos que conduzam essa transição para padrões sustentáveis. Será determinante o capital intelectual e criativo das futuras gerações, promovido pelo conhecimento, criatividade e inovação. Neste contexto, novas e grandes responsabilidades recaem sobre a Universidade, local privilegiado para essa formação.
O objetivo deste trabalho é identificar e sintetizar num quadro coerente as competências-chave a adquirir nas instituições de ensino superior, rumo à sustentabilidade, com base numa revisão e análise da literatura relevante em Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Este trabalho aborda ainda o impacto da nova agenda de sustentabilidade no trabalho do professor.