Ensaiando um Percurso de Metodologia do Ensino Superior: Concepções a partir de Vieira Pinto e Freire
Cristian Cipriani
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i7.73Palavras-chave:
Ensino Superior, Educação, Ensinar-aprenderResumo
Pensar o processo de aprender-ensinar/ensinar-aprender sempre foi “quefazer” primordial entre os pensadores envolvidos com uma educação de qualidade à todas as classes sociais. Mas, nem mesmo esses educadores conseguem delinear uma “receita” para esse transcurso. Isto é, a metodologia do ensino-aprendizagem não apresenta uma “prescrição” justamente por ser um continuum e enquanto continuum está sempre em “advir”. O objetivo deste trabalho é pensar a Metodologia do Ensino na Educação Superior como um processo complexo, além de lançar uma proposta de ressignificação do nome tradicional para Metodologia do Ensino-aprendizagem na Educação Superior. Essa ressignificação vem à superfície basicamente pelos princípios de Vieira Pinto e Freire. Longe de chegar a uma conclusão final, entende-se que só ensina quem aprende e só aprende quem ensina.