Desafios da Orientação Vocacional e Profissional nas Instituições de Ensino Secundário e Superior em Moçambique
Júlio Chibemo
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i9.90Palavras-chave:
Orientação Escolar, Orientação Vocacional, Orientação Profissional, Instituições de EnsinoResumo
O presente texto tem como objectivo central apresentar os resultados de um estudo de base sobre a situação e os Desafios da Orientação Vocacional e Profissional, feito nas Instituições de Ensino Secundário e Superior moçambicanas que operam na Cidade da Beira. O estudo parte da hipótese segundo a qual a ausência de mecanismos eficientes para orientar vocacional e profissionalmente os alunos do ensino secundário e universitário pode influenciar negativamente o sucesso profissional e realização dos mesmos. O estudo procura dar conta das diversas experiências que existem nas instituições de ensino, no domínio da orientação vocacional e profissional, tendo como metodologia privilegiada a investigação participativa, uma vez que procurar-se-á, não só, identificar as dificuldades existentes, mas também apresentar propostas de melhoria. Na recolha de dados será privilegiada a pesquisa documental, entrevista semi-estruturadas e inquéritos por questionários. O tratamento da informação foi feito com recurso à análise estatística descritiva, com o apoio do programa SPSS. O estudo demonstra, claramente, que há problemas estruturais a nível nacional, em termos de políticas públicas educativas viradas para a orientação vocacional e profissional nas instituições de ensino, em todos os níveis. Desta feita, há necessidade de estimular a criação de serviços nacionais visando a orientação vocacional e profissional.