A Participação da Comunidade na Gestão da Escola – Caso da escola Primária (Y) da Cidade da Beira

Cláudia Nanhecua, Mahomed Ibraimo

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v2i14.277

Palabras clave:

Participação, Comunidade, Gestão

Resumen

Em Moçambique, a participação dos pais e encarregados de educação na gestão da escola é uma prática que vem desde o período da independência quando as primeiras experiências de gestão escolar começam a sentir-se através das comissões de pais e de ligação entre escola e comunidade. No entanto, foi com a promulgação da lei 6/92, lei de bases do sistema educativo, que a participação dos pais e encarregados de educação foi legalmente prescrita nas escolas. Deste modo, a pergunta de partida procurou saber de que modo a comunidade participa na gestão da escola e, neste caso, numa escola primária da cidade da Beira. Em termos metodológicos, privilegiamos o paradigma interpretativo e uma abordagem de natureza qualitativa. Como técnicas e instrumento de recolha de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. O estudo contou com sete participantes, membros do conselho de escola. Os resultados demonstram que o conselho de escola usa diferentes estratégias de modo que haja uma participação activa dos membros do Conselho de escola nas actividades do Conselho de Escola. Os mesmos referem que a sua participação é satisfatória, pois participam na elaboração do plano anual do conselho a partir das comissões e subcomissões. Concluiu-se, ainda, que entendem o funcionamento do CE, em estudo, como um desafio que permite participar e compreender o contexto educativo e as suas diferentes lógicas.

Publicado

2024-02-20

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 13 14 15 16 17 18 19 > >>