Gestão e garantia de qualidade nas instituições do ensino superior: Uma marcha sinuosa em busca da excelência na educação superior em Moçambique

Alberto Loiola, Miguel Natha

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i7.69

Palabras clave:

auto-avaliação, garantia de qualidade, qualidade de ensino, formação académica

Resumen

A discussão apresentada no presente paper propõe-se a contribuir para o debate sobre a avaliação da qualidade nas instituições de Ensino Superior, uma temática bastante recente e que actualmente constitui o epicentro das preocupações da elite política, económica, da sociedade e acima de tudo um eixo estruturante de um pacote de reformas em curso no ensino superior. O seu objectivo é pôr em questão, para perceber ou indagar, os desafios da avaliação institucional, que sob muitos paradigmas teóricos, propõe-se a obter subsídios para superar deficiências na formação académica e gestão institucional como forma de melhorar a qualidade de ensino. A metodologia usada baseou-se no paradigma qualitativo com enfoque na revisão e análise documental e da literatura sobre a temática em destaque e, conclui que há uma necessidade de preparar os focal points em matérias de governação metodológica, monitoria eficiente e utilização/aferição dos resultados da avaliação interna baseada num paradigma de assistência democrático.

Publicado

2022-11-08

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>