O Impacto das Estratégias de Comunicação de Marketing no Desenvolvimento da Actividade Turística em Tete Percepcionadas pelos seus Turistas

Alice Nhamposse, Renato Furruma

Autori

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v2i12.154

Parole chiave:

Estratégia, Comunicação, Marketing, Percepcionados pelos, Turismo

Abstract

O impacto das estratégias de comunicação de marketing no desenvolvimento da actividade turística em Tete percepcionadas pelos seus turistas, uma tese do doutoramento com uma grande pertinência e como actividade turística, pode ter sucesso no mercado quando for realizada por meio de estratégias de marketing adequadas. Com este pressuposto, o presente estudo resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa com uma abordagem quantitativa realizada por meio de 10 entrevistas semiestruturadas a gestores turísticos e gestores governamentais da área do turismo e com inquérito por questionário a 170 turistas nacionais e estrangeiros, em diferentes estâncias turísticas na Província de Tete. Para além das entrevistas, o trabalho empírico foi realizado por meio da observação não-participante da actividade turística e pesquisa documental sobre os dispositivos legais que regem o sector em Moçambique. Com o objectivo de compreender a relação entre o turismo e o desenvolvimento de estratégias de marketing usadas pelas empresas do sector turístico em Moçambique, o suporte teórico tem como base uma abordagem às diferentes perspectivas de marketing e da teoria geral do desenvolvimento comunitário contextualizada na realidade sociocultural moçambicana. A tese defendida no estudo pressupõe que a definição de uma estratégia de comunicação de marketing adequada produz um efeito duplo, ou seja que consiste, em particular, no desenvolvimento da actividade turística e, em geral, da comunidade local. Após a análise dos dados obtidos, os resultados do estudo revelaram que as estratégias de marketing contribuem para o estabelecimento de equilíbrio entre a oferta e a demanda turística. O estabelecimento e manutenção constante desse equilíbrio têm como consequência também a manutenção de níveis elevados de procura e de investimento turístico. Os resultados apurados no estudo permitiram confirmar a validade da tese na medida em que a comunicação de marketing desempenha um papel mediador entre os dois polos do mercado turístico, de um lado a oferta e, do outro, a procura. Dessa mediação resulta o desenvolvimento do turismo e das comunidades locais como síntese das diferentes actividades que constituem a cadeia turística.

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Pubblicato

2022-11-12

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