A Internacionalização como contributo para a Acreditação da Qualidade da Educação Superior no Brasil

Dirleia Sarmento, Jardelino Menegat, Roberto Ramos, Felipe Angst

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i9.102

Palavras-chave:

Ensino Superior, Internacionalização, Avaliação, Qualidade

Resumo

O presente texto tem por objetivo refletir sobre a efetivação da internacionalização do Ensino Superior no Brasil, trazendo à tona a compreensão sobre tal conceito, bem como, os fatores que mobilizam as Instituições de Ensino Superior (IES) a transpor fronteiras, problematizando as possibilidades e os desafios do processo de internacionalização. Diante do acelerado processo de globalização, percebido principalmente nas últimas décadas, as universidades tiveram de buscar um novo espaço, com níveis de internacionalização mais elevados, requerendo políticas e ações que viabilizem a internacionalização do conhecimento. Com vista à acreditação da qualidade educacional, o Brasil desenvolveu o Sistema da Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), indicando alguns desafios e possibilidades relativas à sua consolidação na Educação Superior. Conclui-se, assim, que a internacionalização das IES se constitui como uma acção que visa fortalecer a qualidade dessas instituições. Consequentemente, as políticas relacionadas a esta questão intensificam-se com iniciativas institucionalizadas que fomentam um ambiente internacional para as universidades brasileiras.

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Publicado

11-11-2022

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