A UCM na busca do cuidado da casa comum: Avaliação da sustentabilidade no currículo universitário
Ali Atumane, Anna Fontana, Maria Barbito, Roberto Mendes, Geraldo Vunguire
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i13.161Palavras-chave:
Conteúdos programáticos, Métodos de STAUNCH, Desenvolvimento Sustentável, Laudato SiResumo
As Instituições de Ensino Superior têm um papel importante a desempenhar na formação académica e mudança de comportamento. Daí, a presente pesquisa ir ao encontro da busca do cuidado da casa comum, referida pelo Papa Francisco, numa economia mais humana, na Encíclica Laudato Si’. Teve como objectivo examinar os conteúdos programáticos das disciplinas do curso de Licenciatura em Economia e Gestão da Faculdade de Economia e Gestão, seguindo os Métodos STAUNCH como critério de avaliação do desenvolvimento sustentável, considerando quatro categorias: economia, ambiente, sociedade e temas transversais, na busca do cuidado da casa comum. A pergunta central é: Até que ponto os conteúdos programáticos das disciplinas do referido curso vão ao encontro dos critérios de avaliação do desenvolvimento sustentável, seguindo os critérios de avaliação nos Métodos de STAUNCH? Usou-se como metodologia de pesquisa a análise dos conteúdos do curso com base nos Métodos STAUNCH como contribuição curricular para o referido critério de avaliação. Aplicou-se para análise de dados o programa SPSS. Conclui-se que a maior parte das disciplinas do curso carece de uma maior atenção em relação aos pilares ambientais, económicos e sociais, considerando-os fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Recomenda-se uma revisão curricular que responda às exigencias ambientais e sociais, uma economia mais humana.