COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: ESTUDO EM CONTEXTO PORTUGUÊS
Isabel Dias, Isabel Kowalski
Palavras-chave:
Competências, Educação Pré-Escolar, Áreas de conteúdo, Competencies, Preschool Education, Content areasResumo
Este estudo realizado no Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), no ano letivo 2008/2009, visa identificar competências a desenvolver pelas crianças em jardim-de-infância à luz dos referenciais portugueses para a educação pré-escolar. Seguindo uma metodologia qualitativa, analisaram-se vinte e seis planificações da ação educativa realizadas por cinquenta estudantes do 3.º ano do curso de formação inicial em Educação de Infância na unidade curricular de Prática Pedagógica II. As 80 competências identificadas no âmbito das áreas de conteúdo (Ministério da Educação, 1997), revelaram ser possível o exercício da formulação de competências no contexto da ação educativa do educador. Estes dados corroboram a premissa de que uma abordagem educativa em educação pré-escolar que valorize a criança, a sua ação e o contexto da sua ação, facilita o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Caberá ao educador evidenciar as competências promovidas no âmbito do seu trabalho educativo.
This study took place in the Polytechnic Institute of Leiria (Portugal), in the school year 2008/2009 and aims to identify emerging competencies in the kindergarten field refered by the Portuguese oficial documents to pre-school education. Following a qualitative methodology, we have analyzed twenty-six educational action planning exercises carried out by fifty students of the 3rd year of the initial training course in Kindergarten Education in the curricular unit of pedagogical practice II. The 80 identified competencies within the content areas (Ministério da Educação, 1997), proved to be possible to pursue the development of competencies in the context of the educational activity of the kindergarten teacher. These data corroborate the premise that an educational approach in pre-school education that enhances the child, its action and the context of its action, facilitates the development and learning of children. It is up to the teacher to underline the competencies promoted within the framework of its educational work.