Competências essenciais do professor para a integração eficaz das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem
Domingos Araújo Manuel Carminino , Olga João Caetano, Joana Rosa Matias Beta, Bruno Miguel Ferreira Gonçalves
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v15i02.436Palavras-chave:
competências essenciais, educação, processo de ensino-aprendizagem, professor, tecnologias digitaisResumo
A pesquisa debruça-se em torno das competências essenciais do professor para a integração eficaz das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. O objectivo geral é procurar analisar as competências essenciais que os professores necessitam para a integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Para a concretização deste objectivo foi levantada a seguinte questão de partida: quais são as competências essenciais que os professores precisam desenvolver para integração eficaz das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem? Assim, foi conduzido um estudo bibliográfico que se baseou na leitura de várias obras, artigos científicos, livro de vários autores que discutem a temática, com uma abordagem qualitativa no quadro do paradigma interpretativo. Os resultados revelaram que os professores possuem um domínio profundo das tecnologias digitais e saibam aplicá-las correctamente. Os professores, como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, precisam de desenvolver competências digitais para auxiliar os alunos na construção colaborativa do conhecimento, na selecção e avaliação de informações de maneira crítica. De igual modo, devem ser agentes de mudança ao colaborar com colegas e alunos. Concluímos que as tecnologias digitais na educação oferecem vantagens significativas, como a personalização do ensino ao adaptar o conteúdo às necessidades individuais dos alunos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e envolvente com o uso de multimídia e simulações interactivas, aumentando a motivação e a participação dos alunos.