Gestão e garantia de qualidade nas instituições do ensino superior: Uma marcha sinuosa em busca da excelência na educação superior em Moçambique

Alberto Loiola, Miguel Natha

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i7.69

Palavras-chave:

auto-avaliação, garantia de qualidade, qualidade de ensino, formação académica

Resumo

A discussão apresentada no presente paper propõe-se a contribuir para o debate sobre a avaliação da qualidade nas instituições de Ensino Superior, uma temática bastante recente e que actualmente constitui o epicentro das preocupações da elite política, económica, da sociedade e acima de tudo um eixo estruturante de um pacote de reformas em curso no ensino superior. O seu objectivo é pôr em questão, para perceber ou indagar, os desafios da avaliação institucional, que sob muitos paradigmas teóricos, propõe-se a obter subsídios para superar deficiências na formação académica e gestão institucional como forma de melhorar a qualidade de ensino. A metodologia usada baseou-se no paradigma qualitativo com enfoque na revisão e análise documental e da literatura sobre a temática em destaque e, conclui que há uma necessidade de preparar os focal points em matérias de governação metodológica, monitoria eficiente e utilização/aferição dos resultados da avaliação interna baseada num paradigma de assistência democrático.

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Publicado

08-11-2022

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