PERCEPÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS MÉDIA NO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM CABO DELGADO
Sofia Vasco, Elsa Vicente
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i8.81Palavras-chave:
Comunicação, média e turismo, desenvolvimentoResumo
A prática turística tem sido elo de aproximação entre povos, culturas e diferentes agendas nacionais e internacionais. A Província de Cabo Delgado (norte de Moçambique) é conhecida por possuir um forte potencial turístico, destacando-se pela existência de praias, fauna bravia e património histórico-cultural, o que impulsiona o desenvolvimento social, cultural, ambiental e económico do país. Um dos grandes desafios é essencialmente oferecer condições favoráveis para a atracção e divulgação da actividade turística. Nesse âmbito, a comunicação é sem dúvida uma ferramenta importante e imprescindível para motivar, divulgar e promover o Turismo. Deste modo, a pesquisa visa compreender o contributo dos média no desenvolvimento do turismo em Cabo Delgado. O objecto de estudo centra-se nas estratégias de comunicação utilizadas pelas entidades de gestão de turismo (agências de viagens, instâncias turísticas, Direcção Provincial do Turismo e Cultura, Instituto Nacional do Turismo dentre outras) na promoção e divulgação das actividades turísticas locais. Em termos de orientação metodológica, optou-se pela abordagem qualitativa com enfoque no método exploratório, tendo como técnicas a recolha de dados, análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos revelaram que a comunicação é um vector dinâmico e flexível que dá a conhecer aos turistas os locais e o desejo de desfrutar de viagens agradáveis e inesquecíveis. Os inquiridos ressaltaram a importância de adoptar continuamente estratégias de comunicação e divulgação para impulsionar a prática turística.