Ensino híbrido no ensino superior em tempo da pandemia covid-19

Simone Mura, Heitor Simão

Authors

  • Administrador Reid

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i13.163

Keywords:

ensino híbrido, sala de aula invertida, tecnologia na sala de aula

Abstract

A presente pesquisa decorreu no primeiro semestre do ano 2021 e fez-se a análise duma experiência do ensino híbrido desenvolvida em tempo de pandemia covid-19 em duas turmas do 3.º ano do curso de Licenciatura em Informática da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Moçambique. Teve como pergunta de partida: quais as potencialidades e desafios emergentes do modelo híbrido no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior? Nesse sentido, o objectivo desta pesquisa foi reflectir sobre as potencialidades e desafios do ensino híbrido num modelo de sala de aula invertida. A pesquisa assumiu uma metodologia mista e baseou-se no estudo de caso. Os dados são provenientes de um questionário online e análise das actividades dos estudantes. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e a estatística descritiva. Os resultados alcançados demostram que a utilização coordenada da plataforma de videoconferência Zoom, o AVA MOODLE e de outros aplicativos e ferramentas web 2.0 utilizadas na sala de aula presencial foram relevantes para a aprendizagem dos estudantes por incentivar a colaboração e a interacção. Concluiu-se que o ensino híbrido se mostra viável para o contexto da UCM, apesar de alguns desafios a serem ultrapassados.

Published

2022-11-12

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>