Ensino híbrido no ensino superior em tempo da pandemia covid-19

Simone Mura, Heitor Simão

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i13.163

Palabras clave:

ensino híbrido, sala de aula invertida, tecnologia na sala de aula

Resumen

A presente pesquisa decorreu no primeiro semestre do ano 2021 e fez-se a análise duma experiência do ensino híbrido desenvolvida em tempo de pandemia covid-19 em duas turmas do 3.º ano do curso de Licenciatura em Informática da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Moçambique. Teve como pergunta de partida: quais as potencialidades e desafios emergentes do modelo híbrido no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior? Nesse sentido, o objectivo desta pesquisa foi reflectir sobre as potencialidades e desafios do ensino híbrido num modelo de sala de aula invertida. A pesquisa assumiu uma metodologia mista e baseou-se no estudo de caso. Os dados são provenientes de um questionário online e análise das actividades dos estudantes. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e a estatística descritiva. Os resultados alcançados demostram que a utilização coordenada da plataforma de videoconferência Zoom, o AVA MOODLE e de outros aplicativos e ferramentas web 2.0 utilizadas na sala de aula presencial foram relevantes para a aprendizagem dos estudantes por incentivar a colaboração e a interacção. Concluiu-se que o ensino híbrido se mostra viável para o contexto da UCM, apesar de alguns desafios a serem ultrapassados.

Publicado

2022-11-12

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