Curso de formação para a Docência Online: Uma Experiência de Treinamento dos Docentes do Centro de Ensino à Distância

Alberto Malequeta

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i7.70

Palabras clave:

Portais Educacionais, Web 2.0, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumen

Este artigo objetiva descrever a experiência de treinamento dos docentes do Centro de Ensino à Distância em matéria de docência online, oferecido pela Universidade Aberta. O mesmo teve duração de 19 semanas de formação onde as primeiras duas semanas foram de ambientação. A selecção da amostra foi não probabilística e intencional, constituída por 6 docentes da Universidade Católica de Moçambique - Centro de Ensino à Distância (UCM-CED). Trata-se de um estudo descritivo com delineamento transversal e de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, Utilizou-se um inquérito por questionário online compostas por 6 perguntas abertas. Para análise e discussão dos dados, optou-se por análise de conteúdo, por meio de categorias criadas a partir das respostas dadas ao questionário. O curso de Formação para a Docência Online (FDO) permitiu compreender a necessidade de utilizar portais educacionais para aperfeiçoar seus conteúdos, melhorar suas ferramentas didáticas e acompanhar as exigências do seu público beneficiado. Portanto, os portais educacionais atuam como recursos didáticos destinados a dar suporte às actividades a serem desenvolvidas ao longo da formação, possibilitando a integração de diversas informações e conteúdos. 

Publicado

2022-11-08

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >>