Oferta Formativa e Necessidades de Alfabetização dos Educandos - Centro de Alfabetização de Natete Monapo

Alice Nhamposse, Isabel Baptista

Autori

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i2.13

Parole chiave:

Alfabetização, Educação de adultos, Experiência social, Pedagogia social, Formação ao longo da vida

Abstract

Este artigo corresponde ao relatório de uma pesquisa elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Pedagogia Social, com a intenção de se compreender em que medida a oferta formativa actualmente existente em Moçambique, no âmbito da alfabetização e educação de adultos vai ao encontro das necessidades dos educandos. Para concretizar esta investigação, tomou-se como base de referência empírica o projecto de alfabetização e educação de adultos do centro de Natete, província de Nampula, de modo a analisar os principais processos pedagógicos promovidos no âmbito do programa de alfabetização e educação de adultos, bem como as percepções dos educandos em relação à oferta formativa e às práticas de formação desenvolvidas pelo Centro. O estudo foi desenvolvido em torno de duas vertentes: política educativa e necessidades dos adultos. Na primeira vertente, fez-se uma reflexão sobre o papel que o sistema educativo desempenha na vida social, política e cultural dos cidadãos e, na segunda vertente, uma reflexão sobre a forma como as necessidades dos adultos são traduzidas nos processos pedagógicos promovidos pelos centros de alfabetização e educação de adultos. O marco teórico enquadra-se principalmente no campo da pedagogia social, enquanto disciplina das ciências da educação que inclui as dinâmicas da formação ao longo da vida desenvolvidas numa lógica sociocomunitária. A análise dos dados sugere a existência de uma divergência entre a visão geral da política em vigor no que se refere aos processos da alfabetização e as necessidades dos educandos. Tendo estes dados, considera-se importante reflectir sobre as estratégias de adequação da oferta formativa, conforme se recomenda nas considerações finais do presente estudo.

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Pubblicato

2022-11-01

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