O M-learning como Modalidade de Ensino à Distância em Moçambique
Universidade Católica de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i15.372Palavras-chave:
Ensino à distância, , instituições de ensino superior, m-learning, Moçambique, tecnologiaResumo
Com o surgimento da pandemia de covid-19, o ensino à distância tornou-se uma alternativa necessária para garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, especialmente nas instituições de ensino superior em Moçambique. No entanto, muitas instituições privadas enfrentam desafios significativos para implementar essa modalidade de ensino devido à falta de infraestrutura tecnológica adequada. O m-learning surge como uma possível alternativa, já que dispositivos móveis, como smartphones e tablets, estão cada vez mais presentes em todas as camadas sociais. Para investigar como o m-learning pode ser uma alternativa viável para contornar a ausência de tecnologia para o ensino à distância nas IES privadas de Moçambique, recorreu-se à revisão bibliográfica e a um estudo de caso em uma IES privada com representação nacional onde os dados qualitativos foram coletados através de entrevistas semiestruturada, foram entrevistados 10 docentes e 10 estudantes dos primeiros cursos de graduação lecionados nesta instituição que utilizaram o m-learning como modalidade de aprendizagem. A análise e a interpretação de dados foram feitas através da análise de conteúdo. Da análise feita, conclui-se que o m-learning pode ser uma opção eficiente e flexível para a ausência de tecnologia, permitindo uma interação mais dinâmica com os estudantes e acesso a materiais didáticos digitais, facilitando a realização das atividades de aprendizagem na hora e no momento em que lhes for conveniente. No entanto, enfrenta desafios como adaptação de materiais a esta modalidade e o acesso à internet móvel gratuita para professores e estudantes. A formação dos professores para a utilização adequada dos recursos é também um desafio para as IES privadas em Moçambique. Resumindo, o m-learning pode ser útil para o ensino à distância, mas requer consideração cuidadosa das limitações tecnológicas e das necessidades dos estudantes e professores