Oferta Formativa e Necessidades de Alfabetização dos Educandos - Centro de Alfabetização de Natete Monapo

Alice Nhamposse, Isabel Baptista

Resumo


Este artigo corresponde ao relatório de uma pesquisa elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Pedagogia Social, com a intenção de se compreender em que medida a oferta formativa actualmente existente em Moçambique, no âmbito da alfabetização e educação de adultos vai ao encontro das necessidades dos educandos. Para concretizar esta investigação, tomou-se como base de referência empírica o projecto de alfabetização e educação de adultos do centro de Natete, província de Nampula, de modo a analisar os principais processos pedagógicos promovidos no âmbito do programa de alfabetização e educação de adultos, bem como as percepções dos educandos em relação à oferta formativa e às práticas de formação desenvolvidas pelo Centro. O estudo foi desenvolvido em torno de duas vertentes: política educativa e necessidades dos adultos. Na primeira vertente, fez-se uma reflexão sobre o papel que o sistema educativo desempenha na vida social, política e cultural dos cidadãos e, na segunda vertente, uma reflexão sobre a forma como as necessidades dos adultos são traduzidas nos processos pedagógicos promovidos pelos centros de alfabetização e educação de adultos. O marco teórico enquadra-se principalmente no campo da pedagogia social, enquanto disciplina das ciências da educação que inclui as dinâmicas da formação ao longo da vida desenvolvidas numa lógica sociocomunitária. A análise dos dados sugere a existência de uma divergência entre a visão geral da política em vigor no que se refere aos processos da alfabetização e as necessidades dos educandos. Tendo estes dados, considera-se importante reflectir sobre as estratégias de adequação da oferta formativa, conforme se recomenda nas considerações finais do presente estudo.
Palavras-chave: Alfabetização, educação de adultos, experiência social, pedagogia social, formação ao longo da vida.

Abstract
This study derives from the report of a survey undertaken as part of a doctorate in Educational Science specifically in the area of Social Pedagogy. The purpose of the study was to ascertain the nature of  literacy and adult education currently offered in Moçambique with regard to the needs of the students. The empirical base of the study focused on the literacy and adult education project at the Natete Centre in the Nampula Province of Moçambique. The principle pedagogic processes in use together with the perceptions of the students in relation to the learning opportunities provided at the Centre were analyzed. The study was developed on two perspectives: educational policy and, the needs of the students. In relation to the first perspective of education policy, the study offers a reflection upon the role of the education system in the social, political and cultural life of citizens.  The second perspective dealing with students’ needs reflects on how the needs of adults are translated into the pedagogic processes that are applied in literacy and adult education centres.  The basis of the theoretical framework of the study is the field of social pedagogy, a branch of educational science which includes the dynamics of life-long learning developed from a socio-communitarian logic. Data analysis suggests that there is a divergence between the general vision of the implementation and practices of the current literacy and adult education policy and the needs of the students. As a consequence, it is pertinent to reflect upon the appropriate strategies for providing learning opportunities as recommended in the study.
Keywords: Literacy, Adult Education, Social experience, Social Pedagogy, Life-long learning.

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