Plataformas de Empregabilidade dos Graduados pelas Instituições de Ensino Superior em Moçambique

Saide Momade, Amalia Dickie

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i9.101

Palavras-chave:

plataformas, empregabilidade, graduado, IES

Resumo

As Instituições do Ensino Superior de Moçambique (IES) desempenham um papel preponderante na oferta de mão-de-obra qualificada ao mercado de trabalho nacional. Porém, o franco desafio que assiste a integração profissional destes graduados no mercado de trabalho, marcado pelo fraco acesso e reconhecimento exponencial da qualidade no processo de formação, anuncia a necessidade de análise do que as instituições produzem e como garantem uma melhor identificação e gestão de oportunidades de emprego para os seus graduados. É com esse prospecto que no presente artigo, levado acabo no âmbito da tese de doutoramento, procurou-se investigar as condições, normas e mecanismos disponíveis para a criação de empregos para os graduados das IES em Moçambique. Este objectivo desdobra-se em outros específicos, a saber: a) identificar plataformas de empregabilidade dos graduados das IES em Moçambique; b) descrever os mecanismos de operacionalização inovativa dessas plataformas na interação entre estudantes e o mercado; c) analisar a percepção dos estudantes e graduados das IES resultante da operacionalização de cada plataforma. Relativamente a métodos, a pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que os dados foram colhidos a partir de entrevistas e discussões em grupos de focagem. Foram inquiridos na generalidade 47 participantes dentre estudantes, docentes e dirigentes, ambos, de sete (7) IES com representação na província de Nampula. As principais constatações revelam que, nas IES estudadas, a estratégia utilizada para o reconhecimento de seus graduados no mercado de trabalho, embora com características especificas e próprias a cada uma, assenta nos estágios profissionalizantes por necessidade curricular. Como intervenientes das plataformas, as IES têm um papel limitado, sobretudo, por deficiências no estabelecimento de cooperação entre sectores e espectativas sobre os resultados. 

Ficheiros Adicionais

Publicado

11-11-2022

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