Metodologias de Ensino Baseado em Competências: Na formação de profissionais nas Instituições do ensino superior
Albertina Ribaue
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i6.60Palavras-chave:
Ensino baseado em competências, currículo, perfil formativoResumo
O presente artigo resulta da pesquisa sobre metodologia de EBC na formação de profissionais nas IES em Moçambique. Esta pesquisa tem em vista a contribuição de uma reflexão sobre o perfil formativo e profissional das IES em Moçambique. Para atingir a eficácia das questões levantadas levou se a cabo um estudo de natureza qualitativa, pois pretende se analisar com profundidade sobre a implentação da metodologia de EBC. Por se tratar um estudo qualitativo a pesquisadora recorreu a busca de dados primários usando a triangulação de dados como forma de dar validade e credibilidade da informação colectada. Ademais, recorreu também a colecta de dados secundários para perceber mais sobre as teorias relacionadas a metodologia EBC de forma geral e conhecer instrumentos promovem a aplicação da metodologia em Moçambique. A pesquisa conclui que teoricamente a aplicação desta metodologia é evidente, porém existem desafios que as IES enfrentam as quais podem ser ultrapassadas dependendo do investimento e flexibilidade que a instituição aplica.