Análise da Implementação da Metodologia de Ensino Baseado em Competências Na formação de profissionais nas Instituições do ensino Superior em Moçambique
Albertina Ribaue
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i7.68Palavras-chave:
Metodologia, ensino baseado em competências, currículo, perfil formativoResumo
O presente artigo resulta da pesquisa sobre metodologia de ensino baseadas em competências (MEBC) na formação de profissionais nas instituições de ensino superior (IES) em Moçambique. Esta pesquisa tem em vista a contribuição de uma reflexão sobre o perfil formativo e profissional da IES em Moçambique. Para melhor compreensão deste fenómeno levou-se a cabo um estudo de natureza qualitativa, pois pretende se analisar com profundidade sobre a implementação da MEBC. Por se tratar um estudo qualitativo a pesquisadora recorreu a busca de dados primários usando a triangulação de dados (entrevista, observação e análise de documentos) como forma de dar validade e credibilidade da informação colectada. Ademais, recorreu também a colecta de dados secundários para perceber mais sobre conceitos e teorias relacionadas a MEBC de forma geral e conhecer instrumentos promovem a aplicação da metodologia em Moçambique. A pesquisa conclui que teoricamente a aplicação desta metodologia é evidente, porém existem desafios que as IES enfrentam as quais podem ser ultrapassadas dependendo do investimento e flexibilidade que a IES aplica.