O papel do ensino Superior na Protecção Ambiental em Moçambique: Uma Leitura Filosófica à Luz do Pensamento de Hans Jonas
Joao Lazaro, Jaci Candiotto, Clélia Peretti, Anor Sganzerla
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i10.111Palavras-chave:
ensino superior, meio ambiente, ética da responsabilidadeResumo
A partir da ética da responsabilidade, desenvolvida por Hans Jonas (1903-1993), vista em relação à legislação sobre o ensino superior, em Moçambique, como é o caso da editada por Premugy (2012) e do Decreto 46/2018, constata-se que o actual sistema de educação no ensino superior, guia-se por princípios utilitaristas que não promovem uma cultura de integração do homem com a natureza e com o meio ambiente. Por essa razão, a presente pesquisa propõe a necessidade de substituição deste sistema de educação por um outro baseado na ética jonasiana que procura promover a criação de uma sociedade pró-ambientalista, baseada na responsabilidade para o bem das presentes e das futuras gerações. Pelas razões acima apresentadas, o artigo conclui haver necessidade de se olhar a natureza numa perspetiva de cuidado e preservação, em benefício não só da própria natureza, como também para o bem-estar tanto das presentes como das futuras gerações. Para se atingir este fim, a pesquisa usa uma metodologia qualitativa-hermenêutica, na qual analisa textos já produzidos sobre a problemática em questão à luz do pensamento de Jonas.