Apontamento sobre o Sistema de Cooperação para o Desenvolvimento a partir de Dados do Caso Moçambicano
Simão Cardoso Leitão
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i1.5Palavras-chave:
Cooperação, Desenvolvimento Sustentável, Burocracia, Educação, MoçambiqueResumo
O sistema de Cooperação para o Desenvolvimento tem registado progressos assinaláveis no sentido de uma maior inter-relação entre as comunidades formalmente organizadas e de uma maior atenção à eficácia das acções desencadeadas. Ainda assim continua por fazer a conciliação com os contextos que marcam cada um dos países alvo. Uma das grandes lacunas tem sido a perspectiva que a mudança social se pode fazer num curto espaço de tempo, quando historicamente e sociologicamente esta só é possível numa ou várias gerações. Os efeitos perversos resultantes desta lacuna fazem-se sentir nos diferentes sectores tidos como chave para o desenvolvimento. Destacamos aqui o caso da educação em Moçambique.
The Cooperation for Development system has made notable progress both in terms of creating a greater level of interaction among formally organized communities and in terms of paying greater attention to the efficiency of actions in progress. However, there is still a lack of correspondence between the context of target countries and planned actions. One of the weaknesses of cooperation programs has been the belief that social changes can be affected within a short period of time, when, in fact, historically and sociologically, such changes can only be made over generations. This belief has produced some perverse results in actions in key areas of development. In this study, we highlight the particular effects of this belief on actions in education in Mozambique.