Desafios Éticos e Deontológicos no Exercício das Funções dos Docentes do Ensino Superior Percepções dos Docentes da Escola Superior de Gestão Ciências e Tecnologias (ESGCT)

Crisália Tuto

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v2i10.120

Palavras-chave:

Ética, deontologia, ensino superior, docente, profissional

Resumo

Como ciência, a ética tem princípios que ajudam a orientar o comportamento do indivíduo dentro do seu contexto social, de modo a garantir a sua socialização plena nas relações inter e intrapessoais. O presente artigo tem como objectivo analisar as percepções dos docentes sobre os desafios éticos e deontológicos, no exercício das suas funções, no âmbito do ensino superior. Para a sua concretização, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com vista a melhor compreender os desafios éticos e deontológicos no ensino superior, a partir da percepção dos docentes. A recolha de dados foi baseada numa entrevista semi-estruturada. Os resultados da pesquisa levam-nos à reflexão sobre a actuação do docente como um profissional eticamente consequente, com elevado sentido de responsabilidade e que tem como principal missão preparar o indivíduo para a sociedade e para a vida. Mostram-nos, ainda, que existem casos recorrentes de fraudes académicas, imaturidade psicológica e cultural do estudante, o que dificulta a acção do docente, embora se possa falar também da falta de profissionalismo nalguns docentes. 

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Publicado

11-11-2022

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