PRÁTICA DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS: Análise no Contexto da Promoção da Qualidade de Ensino Escolar
Universidade Católica de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i15.374Palavras-chave:
Escolas, práticas pedagógicas, professores, qualidade de ensino, supervisão pedagógicaResumo
A supervisão pedagógica é das principais práticas utilizadas pelas escolas para garantir a qualidade e melhorar o desempenho dos alunos. Este artigo permitiu analisar como a supervisão pedagógica é praticada em Moçambique e como essa prática contribui para a promoção da qualidade de ensino. A revisão da literatura indica que a supervisão pedagógica é uma prática que visa aprimorar o trabalho docente, identificar dificuldades e propor soluções. O estudo foi realizado com suporte na metodologia qualitativa com enfoque interpretativo. Foram adotados como instrumentos de recolha de dados a entrevista semiestruturada que foi aplicada a seis professores de duas escolas primárias do primeiro e segundo grau. Para a análise dos dados, usou-se a técnica de análise de conteúdo de forma a encontrarem-se os demais sentidos de resposta aos nossos dois objetivos. Os resultados evidenciam que a supervisão pedagógica ainda é pouco praticada de forma sistemática nas escolas, muitas vezes sendo reduzida a visitas esporádicas de supervisores aos professores, o que é manifestamente insuficiente para cumprir este propósito. Concluí-se, portanto, que a supervisão pedagógica é uma prática importante para a promoção da qualidade de ensino escolar, mas é necessário que ela seja praticada de forma rigorosa e sistemática, com formação adequada dos supervisores e engajamento dos professores.