Do problema ecológico de Ngoenha à liberdade para o desenvolvimento sustentável: em busca de uma cultura de sustentabilidade

Alba Paulo Mate , Carla M. Naftal Manguele

Autores

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v16i01.515

Palavras-chave:

Cultura de Sustentabilidade, Educação, Liberdade, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Moçambique é parte de um mundo que se recente das mudanças climáticas, fruto de uma busca quase irracional de um desenvolvimento, diga-se, económico, com uso “irracional” da ciência e técnica, numa exploração desenfreada da natureza. Como diz Ngoenha, uma ameaça para o homem do futuro (e até de hoje) é uma razão, que entendemos, suficiente para discutir a sustentabilidade. Aliás, para responder às suas necessidades, o homem, ancorado à sua racionalidade, problematiza, discute e define caminhos em busca da sua sobrevivência. Neste artigo, a questão que se propõe responder, face à complexidade dos problemas de desenvolvimento que se vive e que impõe reflexões para preservar o que a humanidade já construiu e os cada vez menos (e ameaçados) recursos disponíveis na natureza que indiciam um possível colapso da sobrevivência humana, resume-se no tipo de desenvolvimento alcançado, que se pensa hoje e se espera no futuro. A Educação, sobretudo formal e sistemática, vista tanto como espaço de transmissão da cultura necessária para a sobrevivência das gerações, quanto como espaço de ciência, é, sem dúvidas, um campo apropriado para problematizar a sustentabilidade. Este artigo, entretanto, propõe-se a fundamentar a importância da Educação no desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade, indispensável para qualquer Desenvolvimento sustentável discutindo a sua possibilidade. Baseados em uma pesquisa do tipo bibliográfica, reconhece-se o problema ecológico discutido por Ngoenha e defende-se a ideia de uma educação libertadora, aludindo, por exemplo, a pedagogia Freiriana, e dando ênfase à concepção de Desenvolvimento de Amartya Sen baseada na liberdade. A liberdade, enquanto consciência do eu (nós hoje) e do outro (outros amanhã), fruto de reflexão que resulta da educação, é, assim, a condição para criação de uma Cultura de Sustentabilidade sem a qual não se pode pensar num desenvolvimento sustentável.

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Publicado

24-06-2025

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