Os Objectos de Aprendizagem e a Construção da Literacia Digital no Ensino à Distância

Olivia Matusse, José Lagarto

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v2i9.107

Palabras clave:

Literacia digital, ensino à distância, TIC

Resumen

O presente artigo tem por finalidade apresentar uma breve reflexão sobre literacia digital nos  estudantes do Ensino à  Distância, online, (EaD) do Centro de Recursos de Maputo, da Universidade Católica de Moçambique.  O seu principal objetivo é perceber como se realiza  a literacia digital nos estudantes dos cursos online e como esta é compreendida pelos próprios.  É uma pesquisa de carácter descritivo, de natureza qualitativa,  que procura compreender os fenómenos no seu ambiente natural, sem qualquer tipo de manipulação. É do tipo bibliográfico e documental,  elaborada a partir de livros já publicados e documentos emanados pelo governo Moçambicano, que elucidam sobre as principais políticas das TIC na EaD. De forma geral, foi possível perceber através deste estudo que, educar para a tecnoliteracia, é um dos maiores desafios da educação no  século XXI,  dado que se vive numa sociedade que tem vindo paulatinamente a migrar,do meio geográfico (físico) para o meio virtual oferecido pela Internet, o que mudou radicalmente a dinâmica das relações que envolvem uma troca de informação. A internet e a comunicação em rede trouxeram, não só uma nova linguagem,  como novas formas de escrita e leitura, em textos electrónicos mediados pelas TIC. 

Archivos adicionales

Publicado

2022-11-11

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >>