O ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO À DISTÂNCIA NO CONTEXTO ACTUAL, CASO DO ISA
Universidade Católica de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i15.371Palabras clave:
Ensino à Distância, Instituições de Ensino Superior, tecnologias de informação e comunicação, Universidade Politécnica, Moçambique.Resumen
A rápida evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação no mundo, nos últimos anos, obrigou a um crescimento espontâneo das várias formas, modalidades e sistemas de ensino. O uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional Moçambicano, levou a que as Instituições de Ensino Superior nacionais desenvolvessem competências digitais o que originou o desenvolvimento e expansão da sua rede e abrangência. O objectivo do presente artigo é discutir como as Instituições de Ensino Superior moçambicanas lidam com o Ensino à Distância, fazendo uma radiografia ao contexto actual, buscando perspectivar o futuro, com base na evolução das tecnologias de informação e comunicação e outros intervenientes no processo dentre os quais, o papel do Estado e a sua acção através dos instrumentos de regulação e de expansão da rede tecnológica e de Internet, na extensão nacional, visando o desenvolvimento do sector. A metodologia foi baseada na pesquisa bibliográfica e documental sobre o Ensino Superior em Moçambique, no geral, e especificamente, sobre o Ensino à Distância, caso do Instituto Superior Aberto da Universidade Politécnica. O resultado a que se chegou permite, de forma lúcida, constatar que há um logo caminho a percorrer para a efectivação do Ensino à Distância em Moçambique, o que passa pela criação de políticas e de um modelo nacional sustentável, pois, não se pode querer ambicionar um Ensino à Distância de qualidade com as várias instabilidades políticas, sociais existentes e de infraestrutura energética e tecnológica.