Prevenção no Ensino Superior: O Contributo da Disciplina de Habilidades de Vida Leccionada em uma das Universidades em Moçambique na Prevenção do HIV/SIDA
Ruben Daniel Ulaia, Longo Pedro Chuva , Pedrito Carlos Cambrão
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v15i02.435Palabras clave:
Habilidades de Vida, Educação em Saúde, HIV/SIDA, Ensino SuperiorResumen
Este estudo analisou o contributo da “disciplina de Habilidades de Vida” leccionada em uma das Universidade em Moçambique na prevenção do HIV/SIDA. O objectivo central visa analisar a eficácia da mesma, depois da sua implementação no ano lectivo de 2012, olhando para os desafios enfrentados na prevenção da doença no ensino superior moçambicano. A pertinência deste estudo residiu na importância da educação e prevenção do HIV/SIDA, especialmente considerando a alta incidência da doença no país, em geral, e no ensino superior, em especial. A metodologia utilizada foi a mista, com a colecta de dados através de questionários online garantindo o anonimato dos inqueridos. Nesse sentido, 77,2% dos 241 respondentes do questionário acredita que a disciplina de Habilidades de Vida contribui para promover estilos de vida saudáveis, levando a epilogar que, a mesma como uma ferramenta educativa, contribui de forma significativa na prevenção do HIV/SIDA no ensino superior, concretamente na camada jovem. Espera-se que este estudo contribua para o entendimento do papel de disciplinas do género na prevenção do HIV/SIDA no ensino superior em Moçambique e forneça contributos consideráveis para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de educação e prevenção da doença nesta população vulnerável.