A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Joao Lazaro

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i6.65

Palabras clave:

método de depósito, problematização, conscientização,, ingenuidade

Resumen

No entender de Paulo Freire (1989), o conhecimento exige que cada pessoa seja um sujeito curioso diante do mundo em que vive. Esta atitude requer que a pessoa humana desenvolva uma postura crítica e transformadora diante da realidade que a rodeia, pois, esta requer uma invenção e reinvenção constante da situação em que cada um se encontra. Este posicionamento entra em contradição com os ideais apresentados pelo Ministério de Educação em Desenvolvimento Humano no tocante à sua preocupação de promover a formação profissional dentro do contexto do combate à pobreza. Este artigo procura reflectir sobre a educação moçambicana partindo do pensamento desenvolvido por Paulo Freire para desafiar a posição a cima mencionada do Ministério de Educação. Primeiramente, este trabalho irá apresentar as bases teóricas do pensamento de Freire, para, em seguida, apresentar a crítica que ele faz ao método tradicional (de depósito de conhecimentos). Considerando esta como a base fundacional da crítica de Freire, na terceira parte, este trabalho irá reflectir sobre como esse tipo de educação ajuda na transformação social, e partindo desta, o mesmo seguirá para discutir a sua relevância para a situação de educação em Moçambique, para depois apresentar a devida conclusão.

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Publicado

2022-11-07

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