Análise da Implementação da Metodologia de Ensino Baseado em Competências Na formação de profissionais nas Instituições do ensino Superior em Moçambique

Albertina Ribaue

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

Palabras clave:

Metodologia, ensino baseado em competências, currículo, perfil formativo

Resumen

O presente artigo resulta da pesquisa sobre metodologia de ensino baseadas em competências (MEBC) na formação de profissionais nas instituições de ensino superior (IES) em Moçambique. Esta pesquisa tem em vista a contribuição de uma reflexão sobre o perfil formativo e profissional da IES em Moçambique. Para melhor compreensão deste fenómeno levou-se a cabo um estudo de natureza qualitativa, pois pretende se analisar com profundidade sobre a implementação da MEBC. Por se tratar um estudo qualitativo a pesquisadora recorreu a busca de dados primários usando a triangulação de dados (entrevista, observação e análise de documentos) como forma de dar validade e credibilidade da informação colectada. Ademais, recorreu também a colecta de dados secundários para perceber mais sobre conceitos e teorias relacionadas a MEBC de forma geral e conhecer instrumentos promovem a aplicação da metodologia em Moçambique. A pesquisa conclui que teoricamente a aplicação desta metodologia é evidente, porém existem desafios que as IES enfrentam as quais podem ser ultrapassadas dependendo do investimento e flexibilidade que a IES aplica.

Publicado

2022-11-08

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>