O Papel do Tutor no e-learning

Heitor Simão

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i7.76

Palabras clave:

e-learning, papel do tutor, tecnologias de informação e comunicação, interação

Resumen

O rápido crescimento das tecnologias de informação e comunicação e as facilidades de acesso a internet abriram possibilidade para que o processo de ensino e aprendizagem não estivesse limitado a sala de aulas convencional. Com o advento do e-learning, em que se concilia a tecnologia e a pedagogia para que professores e alunos possam interagir independentemente do local e hora, novos desafios surgem aos tutores, em termos tecnológicos e pedagógicos. Neste artigo pretendemos reflectir sobre o papel do tutor no e-learning. A abordagem da pesquisa é qualitativa com enfase na análise de conteúdo das entrevistas efectuadas a 11 tutores, sendo um estudo de caso do Centro de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique. Da pesquisa feita pode-se concluir que o tutor no e-learning assume um papel preponderante, com enfoque para o de facilitador da aprendizagem, por meio de métodos colaborativos em que o aluno é o centro e forma o seu conhecimento pela partilha de informações, recursos e interação com os seus pares e com o tutor, sendo uma figura inspiradora e motivadora, mas há ainda desafios a serem ultrapassados na componente mediação, feedback e interacção.

Publicado

2022-11-08

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 13 14 15 16 17 18 19 > >>