A PEDAGOGIA SOCIAL E O TURISMO SOCIAL: INTERFACES

Bonifácio da Piedade

Autores/as

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v1i8.80

Palabras clave:

Pedagogia Social, Turismo Social, Educação Social, Bem-Estar

Resumen

Este artigo trata da Pedagogia Social e do Turismo Social como pilares da educação, considerados nos contextos mais amplos. Pretende-se descrever os elementos comuns entre a Pedagogia Social e o Turismo Social. Para a análise, desenvolveu-se um estudo bibliográfico que se centrou na análise dos elementos que demonstram distintamente a sua aproximação (diálogo) como práticas de educação a indivíduos inseridos numa sociedade. A Pedagogia Social é uma área das ciências de educação que revela uma preocupação pelo bem-estar na sociedade. Aparece para redimir as pessoas da exclusão e afirmar que há uma necessidade de viver em harmonia. Por outro lado, o turismo social traz uma realidade que, descrita, culmina com a solidariedade, harmonia e uma conveniência desejável. O turismo pode ser entendido como uma actividade multidisciplinar que cria relações e situações que se relacionam com a educação, saúde, cultura, lazer e meio ambiente. Conclui-se que tanto a Pedagogia Social como o Turismo Social promovem aprendizagens, a partilha de experiências e a sua assimilação pelos membros da comunidade criando condições para a sua transformação rumo ao seu crescimento social, resultando, neste sentido, num desenvolvimento humano.

Archivos adicionales

Publicado

2022-11-10

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>