O papel do Ensino Superior no quadro do Desenvolvimento em Moçambique
Padre Alberto Ferreira
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v1i1.1Parole chiave:
Ensino Superior, Responsabilidade Social, Capital Científico, Social, Desenvolvimento SustentávelAbstract
O presente artigo procura apresentar alguns elementos reflexivos em torno do papel do Ensino Superior em Moçambique no quadro do Desenvolvimento social das comunidades locais. Na realidade, falar de desenvolvimento não é uma tarefa fácil, uma vez que estamos perante uma polissemia de significados, dependendo da perspectiva defendida. O olhar que privilegiamos, neste texto, pretende enfatizar o papel da produção de conhecimento científico nas universidades e o modo como ele é utilizado do ponto de vista social e no contexto das comunidades locais, onde as universidades exercem a sua actividade formativa, científica e de extensão comunitária. O desafio do ensino superior inscreve-se, neste sentido, no exercício da responsabilidade educativa e social do capital científico produzido e das implicações sociais que este pode gerar na procura de soluções sociais que respondam aos desafios de um desenvolvimento social sustentado. Por conseguinte, importa que as instituições do ensino superior, em Moçambique, procurem investir na produção de conhecimento científico útil e gerador de ferramentas cognitivas que estejam ao alcance de todos os cidadãos, de modo a potenciarmos literacias inclusivas.