O Professor de Referência na Voz dos Estudantes do Ensino Superior no Contexto Moçambicano

Nharongue David Araújo, Evangelina Bonifácio

Autori

  • Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.70634/reid.v2i13.175

Parole chiave:

professor universitário, estudantes do ensino superior, formação de professores universitários

Abstract

O presente artigo tem como objectivo central compreender qual a imagem do professor de referência, a partir da percepção dos estudantes do ensino superior no contexto moçambicano. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo de carácter quali-quantitativo e privilegiou-se como instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, com algumas perguntas abertas colocadas a 40 estudantes que participaram no estudo. A informação recolhida foi tratada através de um paradigma descritivo e interpretativo, recorrendo à técnica de análise de conteúdo e ao programa Microsoft Excel. Relativamente aos resultados, importa salientar que enfatizam que para ser um «bom professor» do ensino superior, no contexto moçambicano, são necessários saberes e competências na área de intervenção, formação psicopedagógica, domínio das tecnologias de informação e comunicação, capacidade de investigação e publicação dos resultados, assumindo, além do mais, as questões ético-deontológicas inerentes à prática docente, considerando que esta se encontra alicerçada na relação humana. Como conclusão, apurou-se que, o professor de referência, é um profissional que deve ser detentor de múltiplos saberes científicos e competências sociais, humanas e comunicacionais que lhe permitam assumir uma profissão complexa, considerando que a relação professor-estudante se encontra alicerçada na relação humana e no respeito pela singularidade de cada pessoa.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-12-15

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >>