Padrões de Disseminação do Conhecimento Científico dos Docentes e Investigadores de Uma Universidade Pública de Moçambique
Edma Aleixo, Nelson Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.70634/reid.v2i12.155Palavras-chave:
disseminação do conhecimento científico, Gestão do conhecimento científico, Ampliação da visibilidade do conhecimento científicoResumo
A disseminação do conhecimento científico como processo constituinte da comunicação da ciência designa a forma através da qual docentes e investigadores publicam o conhecimento científico. Para essa disseminação ocorrer em contexto académico, toma-se como referência uma universidade pública de Moçambique onde a publicação de trabalhos científicos ainda não atingiu o patamar desejado para a realização de uma pesquisa inserida no Doutoramento de Ciências da Comunicação, que tem como objectivo geral, analisar os padrões de disseminação do conhecimento científico dos docentes e investigadores da UA e compreender, de que modo, estes potenciam a visibilidade da investigação produzida. Para tal, adopta-se uma abordagem metodológica mista implementada de forma sequencial comportando inquéritos por questionário, pesquisa documental e entrevistas para a recolha de dados. Os resultados obtidos apontam para o uso simultâneo dos recursos impresso e electrónico sendo que esta opção não está ajustada nem enquadrada na Gestão do Conhecimento Científico da universidade, mas contribui para a ampliação da visibilidade do conhecimento produzido. E, para melhorar a disseminação do conhecimento científico, sugere-se uma restruturação da Gestão do Conhecimento Científico.