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O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Instruções para Autores
Normas gerais para o envio e apresentação dos textos publicados
I. Envio- Submeter os artigos para publicação no site da revista.
- Os artigos devem ser enviados em formato WORD.
- A carta de apresentação e cessação de direitos de propriedade intelectual pode ser enviada em formato PDF.
- Título: será o mais ilustrativo e conciso possível, escrito primeiro em português e depois em inglês, composto até 9 palavras-chave significativas.
- Resumo: será em português (devendo ter entre 150 a 200 palavras) e em inglês (abstract). O resumo deve ter a seguinte estrutura: (i) introdução, onde deve constar o objectivo ou a finalidade da investigação, (ii) metodologia, devendo incluir os procedimentos básicos (desenho, participantes/selecção da amostra ou de casos, métodos e técnicas de Coleta e analise de dados), (iii) resultados (mostrando evidências estatísticas e/ou empíricas) e (iv) discussão e/ou conclusões.
- Palavras-chave: a seguir ao resumo, devem constar 3 a 5 palavras-chave ou descritores, em português, inglês ou, ainda, em espanhol.
- Extensão: para investigações ou estudos, não se deverá ultrapassar as 6.000 palavras; no caso de experiências, relatórios e ensaios, não se deverá ultrapassar as 4.000 palavras. Nos dois casos, inclui-se, neste limite, o título, resumo, palavras-chave, corpo do artigo e referências bibliográficas.
- Estrutura: no caso de investigações e estudos, recomenda-se que o artigo inclua os seguintes elementos: (i) formulação do problema ou tema do objecto de estudo, (ii) fundamentação teórica e/ou estudos anteriores, (iii) desenho e metodologia, (iv) apresentação e análise dos resultados, (v) discussão dos resultados e (vi) conclusões e/ou recomendações/limitações do estudo.
- Esquemas, gráficos, tabelas, etc.: incluem-se na secção “apresentação e análise de dados”, numerando-se sequencialmente. Importa, todavia, referir que não se deve exagerar no recurso a este tipo de ilustração gráfica, procurando descrever, ainda de que forma sucinta, os resultados produzidos.
- Notas de roda pé: enumeram-se sequencialmente ao longo do texto, procurando evitar, tanto quanto possível, o uso das mesmas. Quanto às referências bibliográficas, estas não devem constar nesta secção, mas na lista final, após as conclusões e recomendações/limitações.
- Referências bibliográficas: no final do texto devem ser incluídas todas as referências citadas no texto, seguindo as Normas APA (6ª edição).
- Recepção de artigos: o Conselho de Redacção efectuará uma primeira apreciação para verificar a adequação do artigo ao perfil temático, o seu interesse em função dos critérios editoriais da revista, assim como o cumprimento dos procedimentos exigidos nas normas de publicação. A Recepção do artigo não supõe a sua aceitação.
- Sistema de revisão de pares (per review): os artigos serão submetidos a dois ou mais revisores (especialistas) para realizarem uma avaliação externa, de forma confidencial e anónima. Os revisores utilizarão os critérios aprovados pelo Conselho Editorial. A aceitação definitiva do texto fica condicionada até que os autores incorporem no texto as modificações e sugestões de melhoria propostas pelos revisores, dentro de um prazo máximo de 30 dias.
- Decisão editorial: os critérios de aceitação ou recusa dos textos enviados para publicação são, entre outros, os seguintes: (i) organização (coerência lógica e apresentação do material), (ii) originalidade, (iii) relevância para a resolução de problemas concretos, (iv) actualidade e novidade, (v) qualidade metodológica e validade científica. Após a conclusão do processo de avaliação, se notificará o autor principal do texto da decisão tomada pelo Conselho Editorial.
- A Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento, a partir do momento em que aceitar trabalhos para publicação, será detentora dos direitos de autor dos mesmos. Assim sendo, qualquer reprodução do material publicado carece de autorização do Conselho Editorial.
- Quando se citarem os textos produzidos nesta revista, deverá constar a seguinte informação: (i) nome da revista, (ii) número da revista, páginas e ano de publicação.
V. Normas APA
Os artigos, publicados na REID, devem seguir os procedimentos formais e metodológicos, de acordo com as Normas APA (6ª Edição): vide Manual de Investigação da UCM (Capítulo 7 - Página 42 e seguintes).
VI. Formato do artigo
- Título do artigo (letra “Calibri”, tamanho 16, a negrito e à direita). Nas duas línguas (português e inglês, ou ainda em espanhol)
- Título do Resumo (letra “Calibri”, tamanho 12, a negrito e à esquerda). Corpo do resumo (letra “Calibri”, tamanho 10, justificado), entre 150 a 200 palavras.
- Palavras-chave (letra “Calibri”, tamanho 10, justificado). Entre 3 a 5 palavras-chave. O mesmo procedimento para o abstract.
- Títulos principais (letra “Calibri”, tamanho 14, a negrito e à esquerda; subtítulos, tamanho 12, a itálico e à esquerda). Espaço entre linhas de 1,15.
- Corpo do texto (letra “Calibri”, tamanho 11, texto justificado). Espaço entre linhas de 1,15.
- Referências bibliográficas (de acordo com as Normas APA).
Instruções para os Revisores
Guião para revisão de artigos científicos
Avaliação geral do artigo
| Variáveis ou dimensões de avaliação | Sim | Parcialmente | Não | N/A
| Argumentação |
TÍTULO | Permite identificar o tema, o problema, as variáveis que se investigam e as relações entre elas. |
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É claro e facilmente compreensível. |
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RESUMO | É claro e facilmente compreensível. |
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Descreve claramente o objectivo e o problema de investigação. |
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Descreve claramente a metodologia. |
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Descreve claramente os resultados da investigação. |
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Descreve claramente as principais conclusões. |
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Tem entre 150 a 200 palavras. |
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Apresenta 3 a 5 palavras-chave significativas. |
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INTRODUÇÃO | Apresenta o tema/problema do trabalho (de pesquisa) e suas implicações teóricas e/ou práticas. |
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Descreve os antecedentes e o estado actual do tema. |
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Fundamenta o propósito e razão de ser da investigação (objectivos e justificativa) |
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Apresenta a relevância e as limitações do trabalho. |
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QUADRO TEÓRICO | As referências bibliográficas são relevantes e actualizadas. |
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As referências utilizadas (por ex., artigos publicados em revistas de referência na área) são de qualidade internacionalmente reconhecida. |
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O texto é coerente e articula claramente as ideias. |
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METODOLOGIA | Descreve as características dos participantes relevantes para a interpretação dos resultados. |
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Descreve o processo de selecção dos participantes e/ou selecção da amostra ou de casos. |
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Descreve os métodos e técnicas de recolha de dados. |
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APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS | Os procedimentos estatísticos escolhidos para a análise de dados são adequados. |
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A análise de dados está em consonância com os objectivos da investigação. |
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As tabelas e/ou gráficos são adequados (autoexplicativos, simples e não redundantes em relação ao texto). |
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As figuras são adequadas (autoexplicativos, simples e não redundantes em relação ao texto). |
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DISCUSSÃO DOS RESULTADOS | O texto é coerente e articula claramente as ideias. |
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A discussão baseia-se nos resultados da investigação. |
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Os resultados são discutidos tendo como referência os objectivos do estudo. |
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CONCLUSÃO | Os resultados são apresentados e discutidos tendo em conta a sua relação com a literatura citada. |
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Inclui implicações do estudo (recomendações) para as investigações futuras. |
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ASPECTOS TRANSVERSAIS | Cumpre com o tamanho (extensão) e formato recomendados. |
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Cumpre com a norma APA (6ª edição) |
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O artigo é original (não se detecta plágio) |
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Na sua estrutura e conteúdo, o artigo é coerente. |
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Comentários do revisor de pares
Pontos fortes do artigo |
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Aspectos que precisam de ser melhorados |
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Recomendação final
O artigo deve ser (assinale com um X):
| Argumentação | |
Aceite para publicação sem revisão |
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Aceite para publicação com revisão |
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Revisto e re-submetido |
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Rejeitado |
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Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
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