Submissões

Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento?
Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

Normas gerais para o envio e apresentação dos textos publicados

I.  Envio
  • Submeter os artigos para publicação no site da revista.
  • Os artigos devem ser enviados em formato WORD.
  • A carta de apresentação e cessação de direitos de propriedade intelectual pode ser enviada em formato PDF.
II. Apresentação
  • Título: será o mais ilustrativo e conciso possível, escrito primeiro em português e depois em inglês, composto até 9 palavras-chave significativas.
  • Resumo: será em português (devendo ter entre 150 a 200 palavras) e em inglês (abstract). O resumo deve ter a seguinte estrutura: (i) introdução, onde deve constar o objectivo ou a finalidade da investigação, (ii) metodologia, devendo incluir os procedimentos básicos (desenho, participantes/selecção da amostra ou de casos, métodos e técnicas de Coleta e analise de dados), (iii) resultados (mostrando evidências estatísticas e/ou empíricas) e (iv) discussão e/ou conclusões.
  • Palavras-chave: a seguir ao resumo, devem constar 3 a 5 palavras-chave ou descritores, em português, inglês ou, ainda, em espanhol.
  • Extensão: para investigações ou estudos, não se deverá ultrapassar as 6.000 palavras; no caso de experiências, relatórios e ensaios, não se deverá ultrapassar as 4.000 palavras. Nos dois casos, inclui-se, neste limite, o título, resumo, palavras-chave, corpo do artigo e referências bibliográficas.
  • Estrutura: no caso de investigações e estudos, recomenda-se que o artigo inclua os seguintes elementos: (i) formulação do problema ou tema do objecto de estudo, (ii) fundamentação teórica e/ou estudos anteriores, (iii) desenho e metodologia, (iv) apresentação e análise dos resultados, (v) discussão dos resultados e (vi) conclusões e/ou recomendações/limitações do estudo.
  • Esquemas, gráficos, tabelas, etc.: incluem-se na secção “apresentação e análise de dados”, numerando-se sequencialmente. Importa, todavia, referir que não se deve exagerar no recurso a este tipo de ilustração gráfica, procurando descrever, ainda de que forma sucinta, os resultados produzidos.
  • Notas de roda pé: enumeram-se sequencialmente ao longo do texto, procurando evitar, tanto quanto possível, o uso das mesmas. Quanto às referências bibliográficas, estas não devem constar nesta secção, mas na lista final, após as conclusões e recomendações/limitações.
  • Referências bibliográficas: no final do texto devem ser incluídas todas as referências citadas no texto, seguindo as Normas APA (5ª edição).
III. Processo editorial
  • Recepção de artigos: o Conselho de Redacção efectuará uma primeira apreciação para verificar a adequação do artigo ao perfil temático, o seu interesse em função dos critérios editoriais da revista, assim como o cumprimento dos procedimentos exigidos nas normas de publicação. A Recepção do artigo não supõe a sua aceitação.
  • Sistema de revisão de pares (per review): os artigos serão submetidos a dois ou mais revisores (especialistas) para realizarem uma avaliação externa, de forma confidencial e anónima. Os revisores utilizarão os critérios aprovados pelo Conselho Editorial. A aceitação definitiva do texto fica condicionada até que os autores incorporem no texto as modificações e sugestões de melhoria propostas pelos revisores, dentro de um prazo máximo de 30 dias.
  • Decisão editorial: os critérios de aceitação ou recusa dos textos enviados para publicação são, entre outros, os seguintes: (i) organização (coerência lógica e apresentação do material), (ii) originalidade, (iii) relevância para a resolução de problemas concretos, (iv) actualidade e novidade, (v) qualidade metodológica e validade científica. Após a conclusão do processo de avaliação, se notificará o autor principal do texto da decisão tomada pelo Conselho Editorial.
IV. Direitos de reprodução
  • A Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento, a partir do momento em que aceitar trabalhos para publicação, será detentora dos direitos de autor dos mesmos. Assim sendo, qualquer reprodução do material publicado carece de autorização do Conselho Editorial.
  • Quando se citarem os textos produzidos nesta revista, deverá constar a seguinte informação: (i) nome da revista, (ii) número da revista, páginas e ano de publicação.

V.  Normas APA

Os artigos, publicados na REID, devem seguir os procedimentos formais e metodológicos, de acordo com as Normas APA (6ª Edição): vide Manual de Investigação da UCM (Capítulo 7 - Página 42 e seguintes).

 

VI.              Formato do artigo
  • Título do artigo (letra “Calibri”, tamanho 16, a negrito e à direita). Nas duas línguas (português e inglês, ou ainda em espanhol)
  • Título do Resumo (letra “Calibri”, tamanho 12, a negrito e à esquerda). Corpo do resumo (letra “Calibri”, tamanho 10, justificado), entre 150 a 200 palavras.
  • Palavras-chave (letra “Calibri”, tamanho 10, justificado). Entre 3 a 5 palavras-chave. O mesmo procedimento para o abstract.
  • Títulos principais (letra “Calibri”, tamanho 14, a negrito e à esquerda; subtítulos, tamanho 12, a itálico e à esquerda). Espaço entre linhas de 1,15.
  • Corpo do texto (letra “Calibri”, tamanho 11, texto justificado). Espaço entre linhas de 1,15.
  • Referências bibliográficas (de acordo com as Normas APA).

 

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft WORD (desde que não ultrapassem 2MB).
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.