Proposte

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Lista di controllo per la predisposizione di una proposta

Durante la procedura di trasmissione di una proposta, gli autori devono verificare il rispetto dei seguenti requisiti; la submission potrebbe essere rifiutata se non aderisce a queste richieste.
  • O artigo é original e inédito e não se encontra em processo de revisão ou de publicação em outras revistas.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e referências bibliográficas descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Guião para Submissão de Artigos.
  • O Manuscrito - documento em formato WORD (doc ou docx).

Linee guida per gli autori

Normas gerais para o envio e apresentação dos textos publicados

I.  Envio

  • Submeter os artigos para publicação no site da revista.
  • Os artigos devem ser enviados em formato WORD.
  • A carta de apresentação e cessação de direitos de propriedade intelectual pode ser enviada em formato PDF.

II. Apresentação

  • Título: será o mais ilustrativo e conciso possível, escrito primeiro em português e depois em inglês, não devendo exceder 20 (vinte) palavras.
  • Resumo: será em português (devendo ter entre 150 e 300 palavras) e em inglês (abstract). O resumo deve ter a seguinte estrutura: (i) introdução – deve indicar com precisão o problema/objecto e o objectivo ou a finalidade da investigação; (ii) metodologia – incluir os procedimentos básicos (desenho, participantes/selecção da amostra ou de casos, métodos e técnicas de colecta e análise de dados); (iii) resultados – mostra as evidências estatísticas e/ou empíricas e (iv) discussão e/ou conclusões – apresenta em poucas palavras a discussão dos resultados e a conclusão a que o investigador tiver chegado.
  • Palavras-chave: a seguir ao resumo, devem constar 3 a 5 palavras-chave ou descritores, em português, inglês ou, ainda, em espanhol.
  • Extensão: para investigações ou estudos, não se deverá ultrapassar as 6.000 palavras; no caso de experiências, relatórios e ensaios, não se deverá ultrapassar as 4.000 palavras. Nos dois casos, inclui-se, neste limite, o título, resumo, palavras-chave, corpo do artigo e referências bibliográficas.
  • Estrutura: no caso de investigações e estudos, recomenda-se que o artigo inclua os seguintes elementos: (i) Introdução – apresenta o tema/problema de investigação e suas implicações teóricas e/ou práticas; descreve o estado actual do tema/problema; fundamenta o propósito e a razão de ser da investigação (objectivos e justificativa científica vs académica, social vs económica) e apresenta a relevância e as limitações do trabalho; (ii) fundamentação teórica (quadro teórico) e/ou estudos anteriores; (iii) desenho metodológico (descreve a arquitectura metodológica, local de estudo, identifica o paradigma de investigação, os critérios de inclusão e exclusão, descreve as características dos participantes relevantes para a interpretação dos resultados, o processo de selecção dos participantes e/ou da amostra ou de casos, os métodos e técnicas de recolha de dados, as considerações éticas do estudo, os materiais usados e o local do estudo, detalha os procedimentos experimentais); (iv) apresentação e análise dos resultados, (v) discussão dos resultados e (vi) conclusões e/ou recomendações.

           Para as engenharias e ciências de saúde, conforme os casos, recomenda-             se que o artigo inclua os seguintes elementos: (i) introdução                                     (fundamentação teórica/estudos anteriores, objectivo do estudo/                             problema); (ii) materiais e métodos/metodologia (referências de método,               instrumentos de colecta de dados e análise estatística); (iii) resultados e                 discussão (apresentação dos resultados; discussão e análise comparativa               com estudos anteriores); (iv) conclusões e/ou recomendações; (v)                             agradecimentos (opcional) (vi) referências bibliográficas.

  • Esquemas, gráficos, tabelas, e outros elementos gráficos: incluem-se na secção “apresentação e análise de dados”, numerando-se sequencialmente. Porém, o uso da ilustração gráfica não se deve ser exagerado.
  • Notas de rodapé: enumeram-se sequencialmente ao longo do texto. As referências bibliográficas não devem ser escritas nas notas de rodapé.
  • Referências bibliográficas: no final do texto devem ser incluídas apenas as referências citadas no texto, seguindo as Normas APA (6ª edição).

III. Processo editorial

  • Recepção de artigos: o Conselho Editorial efectuará uma primeira apreciação para verificar a adequação do artigo ao perfil temático, aos princípios e regras estabelecidos pela revista. A recepção do artigo não supõe a sua aceitação.
  • Revisão por pares (per review): os artios artigos serão submetidos a dois ou mais revisores (especialistas) para a avaliação externa, de forma confidencial e anónima. Os revisores utilizarão os critérios aprovados pelo Conselho Editorial. A aceitação definitiva do texto fica condicionada à incorporação, no texto, das recomendações e sugestões dos revisores de pares.
  • Decisão editorial: os critérios de aceitação ou recusa dos textos para publicação são, entre outros, os seguintes: (i) organização, (ii) objectividade/clareza, originalidade, (iii) relevância para a resolução de problemas concretos, (iv) actualidade e novidade, (v) qualidade metodológica e validade científica e (vi) observância dos princípios éticos em investigação científica. Após a conclusão do processo de avaliação, se notificará o autor principal do texto da decisão tomada pelo Conselho Editorial.

IV. Direitos de reprodução

  • A Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento é detentora dos direitos de autor dos artigos publicados. Assim sendo, qualquer reprodução do material publicado carece de autorização do Conselho Editorial.

V.  Normas APA

Os artigos, publicados na REID, devem seguir os procedimentos formais e metodológicos, de acordo com as Normas APA (6ª Edição): vide Manual de Investigação da UCM.

Artigos

Política padrão da secção

Informativa sulla privacy

Os nomes e endereços dos autores serão usados exclusivamente ao serviço da publicação.